ENQUADRAMENTO
A implementação de sistemas de gestão da qualidade baseados na norma ISO 9001 é uma medida que permite não só aumentar a eficiência da organização como demonstrar perante terceiros um elevado padrão de rigor e organização. A nova versão de 2015, introduz a temática de riscos e oportunidades ligados às suas atividades dando ênfase aos assuntos internos e externos e às necessidades e expectativas das partes interessadas.
Com a implementação da ISO 9001:2015, e tal como acontecia com as versões anteriores, o foco é a satisfação do cliente através do fornecimento de bens e serviços que satisfaçam as suas expectativas. Com este referencial normativo, as organizações pretendem estrategicamente melhorar o desempenho e alcançar uma maior satisfação dos clientes refletindo-se na fidelização dos mesmos.
As organizações identificam vários benefícios na implementação da norma, nomeadamente:
– Norma reconhecida internacionalmente;
– Aumento da produtividade;
– Reconhecimento das responsabilidades e competências dos funcionários;
– Melhoria na comunicação interna e externa da empresa;
– Diminuição do número de não conformidades, originando menos reclamações.