ENQUADRAMENTO
“Animação sociocultural é o conjunto de práticas desenvolvidas a partir do conhecimento de uma determinada realidade, que visa estimular os indivíduos, para a sua participação com vista a tornarem-se agentes do seu próprio desenvolvimento e das comunidades em que se inserem. Animação sociocultural é um instrumento decisivo para um desenvolvimento multidisciplinar integrado (social, económico, cultural, educacional, etc.) dos indivíduos e dos grupos.” In Estatuto do Animador Sociocultural
A animação surge assim como uma necessidade na nossa sociedade, pretendendo-se com ela estimular a iniciativa e a participação das comunidades. Com crianças jovens, a animação permite despertar para a descoberta e desenvolver potencialidades e capacidades, uma vez que promove a aquisição de competências necessárias para que as crianças e jovens sejam agentes e participem ativamente.
Com este curso, pretende-se inovar o trabalho de animação numa perspetiva de conhecimento e experiências no trabalho em grupo, uma vez que, nos dias que correm, a competitividade exige que o animador de crianças e jovens seja sempre creativo e pró-ativo.