“Quanto maior for a interatividade, maior será a qualidade da aprendizagem.”
Ao contrário daquilo que se possa pensar, o e-learning não se resume a um conjunto de pessoas em frente ao computador, a frequentarem cursos, de forma isolada e sem qualquer contacto com outros formandos.
Na verdade, a formação à distância via Internet proporciona um conjunto de interações entre os formandos, que, por vezes, ultrapassa largamente a interatividade da própria formação presencial.
Por outro lado, ao serem criados grupos de formandos mais pequenos, essa interação vai desenvolver condições para um raciocínio mais crítico do que no chamado ensino presencial.
As plataformas de e-learning usadas incluem ferramentas destinadas a criar um ambiente interativo online, tais como os chats, onde os formandos podem dialogar uns com os outros em tempo real, através de mensagens escritas; os fóruns, onde são publicadas mensagens de formandos e formadores (por exemplo, com questões sobre determinadas matérias dos cursos); os e-mails e as salas de aula virtuais, que incluem vários dispositivos eletrónicos que simulam o ambiente de sala de aula no monitor do PC.
A interatividade dos conteúdos é outro fator que contribui favoravelmente para uma maior eficácia do e-learning. Para isso é fundamental o uso de conteúdos dinâmicos, com recursos multimédia, nomeadamente, animações flash, registos áudio e vídeo e formulários interativos, entre outros.