ENQUADRAMENTO
A violência é considerada um fenómeno dinâmico que não se limita a grupos sócio – económicos ou geográficos específicos, sendo a sua conceptualização (definição) complexa e paradoxal, pois é um fenómeno dinâmico e em constante alteração (Machado, 2010).
A violência no namoro está relacionada com a ocorrência de atos abusivos entre dois indivíduos numa relação de proximidade e de intimidade com o intuito de um deles se colocar numa posição de poder e domínio sobre o outro, de o magoar e/ou controlar (APAV, 2011).
Por outro lado, e segundo a American Psychological Association (APA, 1996, citada por Costa & Duarte, 2000, p.19), a violência doméstica ou familiar é “um padrão de comportamentos abusivos que incluem uma variabilidade de maus-tratos possíveis, desde físicos, sexuais e psicológicos, usados por uma pessoa contra outra, num contexto de intimidade, em ordem a adquirir poder ou manter essa pessoa controlada.”.
O Curso “Conjugalidades – Violência nas Relações Íntimas” analisa todos os tipos de violência, fatores de risco, crenças e tudo o que existe nas relações íntimas violentas entre os indivíduos.