ENQUADRAMENTO
Nós somos construtores de significados – todos e cada um de nós: crianças, pais, educadores. Tentar descobrir o significado, construir histórias e partilhá-las com outros, oralmente e por escrito, é uma parte essencial do ser humano.
Gordon Wells
A capacidade de construir e atribuir significados e a possibilidade de comunicar usando a oralidade são elementos de distinção do ser humano. Este, enquanto ser social, é comunicativo por natureza e usufrui da linguagem para comunicar, interagir e estabelecer relações com os outros.
Ao compreender a linguagem como um instrumento essencial de comunicação encarámo-la igualmente como potenciadora de relações interpessoais para a vida em sociedade. Assim sendo, perante esta importância da linguagem, é desejável conhecer o seu processo de desenvolvimento, para que seja sempre possível melhorá-lo, no sentido a que, desta forma, se possa incrementar as relações interpessoais.
Atendendo pois, a que o processo de desenvolvimento da linguagem se inicia com o nascimento e se desenvolve enormemente nos primeiros anos de vida, são fulcrais estes primeiros momentos pré-linguísticos e linguísticos, uma vez que constituirão a base das relações futuras da criança.
Como tal, considerar e conhecer as fases do desenvolvimento da linguagem da criança, vai permitir aos pais, familiares e educadores potenciar a sua linguagem e, ao mesmo tempo, efetuar despistes de distúrbios de linguagem e aprendizagem.