ENQUADRAMENTO
“(…) como tem sido organizado o quotidiano das crianças nas instituições de educação infantil? Em que medida as crianças pequenas participam das rotinas, alteram e transformam as regras, os tempos e espaços instituídos? Que espaços e tempos se abrem para as manifestações infantis, consideradas as diferenças que existem entre as crianças das diferentes faixas etárias da educação infantil? Os professores exercem uma escuta sensível e um olhar atento a essas manifestações? Quais são as práticas culturais que as crianças vivenciam nessas instituições? (…) O que as crianças produzem nas acções e interacções que ali ocorrem? (…)” (Corsino, 2009:10).
Estas questões pretendem incentivar para a reflexão da educação da criança em instituições educativas, podendo debruçar-se especificamente no contexto de creche, para desvendar este primeiro e importante momento da educação de bebés e crianças.
Vivendo numa época de mudança representada pela ânsia de viver expressada no desejo de levar a cabo projectos e sonhos, vemo-nos envolvidos numa corrente de “frenesim” que confere à via quotidiana um ritmo altamente acelerado, onde gerir o tempo se torna uma obrigação difícil. Este contexto retrata o dia-a-dia de inúmeras pessoas, adultos, pais que, absorvidos e preocupados em alcançar uma maior qualidade de vida para si e para aqueles que os rodeiam, se esquecem de atender e despender tempo e atenção às suas crianças. Atendendo a estes pressupostos, alcançamos a realidade dos dias de hoje: as crianças, desde cedo, permanecem nas creches horas sem fim.
As creches respondem assim, a uma necessidade cada vez maior de pais e famílias, donde advém a indispensabilidade da existência de práticas de qualidade nestes ambientes educativos.