ENQUADRAMENTO
“O princípio fundamental das escolas inclusivas consiste em todos os alunos aprenderem juntos, sempre que possível, independentemente das dificuldades e das diferenças que apresente. Estas escolas devem reconhecer e satisfazer as necessidades diversas dos seus alunos, adaptando-se aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, de modo a garantir um bom nível de educação para todos, através de currículos adequados, de uma boa organização escolar, de estratégias pedagógicas, de utilização de recursos e de uma cooperação com as respetivas comunidades. É preciso, portanto, um conjunto de apoios e de serviços para satisfazer o conjunto de necessidades especiais dentro da escola”. In Declaração de Salamanca
A inclusão pressupõe que todas as crianças e alunos tenham uma resposta educativa num ambiente regular que lhes proporcione o desenvolvimento das suas capacidades.
Para o efeito, a Especialização Avançada em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, tem como principal objetivo capacitar os profissionais de Educação de competências científicas e técnicas, inerentes às diferentes responsabilidades na área da Educação Inclusiva, previstas no Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de Julho. Pretende então, fornecer aos profissionais de Educação conhecimentos científicos, especializados e diferenciados, técnicas e materiais necessários ao desenvolvimento das suas competências profissionais, preparando-os, de uma forma sólida e cientificamente consistente, para a avaliação das necessidades especiais, mais concretamente as dos domínios cognitivo e motor, e para a utilização de métodos e práticas de intervenção especializada nesses domínios.