ENQUADRAMENTO
“Para as pessoas sem deficiência a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis” In Radabaugh, 1993
Atualmente, a utilização nas escolas das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC – é descrito como um importante recurso no processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos, sendo consensual que produz efeitos positivos na aprendizagem dos mesmos, visto que possibilita o desenvolvimento de novas competências cognitivas. Este pressuposto assenta no Decreto-Lei n.º 54 de 2018 que regulamente o sistema educativo português, estabelecendo os princípios para uma Educação Inclusiva onde a ênfase é colocada num continuum de respostas educativas face à diversidade dos alunos que frequentam as escolas regulares de ensino.
Com esta Especialização Avançada, pretende-se dotar os formandos de capacidades técnicas e pedagógicas no desempenho de funções com alunos portadores de necessidades educativas especiais, valorizando a utilização das TIC.