ENQUADRAMENTO
O Teletrabalho é atividade profissional exercida à distância, fora do espaço físico da empresa empregadora (geralmente no domicílio), através do recurso a tecnologias de informação e de comunicação (internet, e-mail, telefone, etc.). Em Portugal, o teletrabalho teve a sua origem nos anos 70. Contudo apenas foi objeto de regulamentação com o aparecimento do Código do Trabalho de 2003, assumindo, desde então, um papel cada mais representativo no contexto empresarial português: entre as várias modalidades de contrato de trabalho, o Código do Trabalho prevê expressamente o teletrabalho. Esta modalidade de prestação de trabalho vulgarizou-se desde 2020, como solução para assegurar o funcionamento do mercado de trabalho em contexto de confinamentos sucessivos, sendo que em Janeiro de 2022 entrou em vigor (Lei n.º 83/2021) que estipula um novo regime de teletrabalho em Portugal.
Trabalhar remotamente é uma alternativa importante para Empregadores e empregados, mas tem suscitado alguns conflitos na capacidade da conciliação da vida laboral e da vida pessoal e tem sido um teste à necessária confiança que deve existir nas relações laborais.
Este curso pretende apesentar para ambas as esferas (a do empregador e a dos recursos humanos) as competências, instrumentos, procedimentos que permitam otimizar e tornar gerável a modalidade contratual em análise.