ENQUADRAMENTO
A legislação nacional e os instrumentos de regulamentação coletiva (IRCT) atribuem aos empregadores o dever de fornecer ao trabalhador informação e formação adequadas à prevenção de riscos de acidente ou doença profissional e de adotar as medidas de prevenção e de proteção adequadas aos riscos a que os trabalhadores estão expostos. No que respeita à utilização de um equipamento de trabalho (ET) que possa apresentar risco específico para a segurança e saúde dos trabalhadores (ex. máquinas móveis de elevação de cargas e de pessoas, andaimes e sistemas de acesso e posicionamento por cordas), o empregador deve assegurar que a sua utilização é feita por “trabalhador especificamente habilitado”.
No caso de equipamentos de trabalhos automotores por envolverem riscos específicos para os trabalhadores, em especial o risco de esmagamento devido ao capotamento da máquina/equipamento de trabalho, atropelamento e choque ou colisão, os trabalhadores devem estar especificamente habilitados para o efeito, o que pressupõe a frequência de formação com avaliação.
O empilhador é um equipamento rápido e de utilização fácil. Porém, pode tornar-se perigosa quando eu não o utilizo de acordo com as normas básicas de segurança e condução adequadas. Os acidentes que envolvem empilhadores poderão ter consequências severas para mim por se tratar de uma máquina móvel poderosa.
O condutor e o empilhador são uma equipa de trabalho a quem se exige eficiência e responsabilidade para garantir a sua segurança e a dos demais trabalhadores envolvidos. Os empilhadores estão implicados em 70% dos acidentes laborais nas empresas. A melhor forma de evitar acidentes é ter empilhadores seguros e condutores especializados.