ENQUADRAMENTO
De acordo com a definição, presente no Programa da Luta contra a Exclusão Social, a exclusão “…é um processo acumulativo e pluridimensional que afasta e inferioriza, com ruturas sucessivas pessoas, grupos, comunidades e territórios dos centros do poder, dos recursos e dos valores dominantes.”. É, simultaneamente, um fenómeno do passado e do presente e, se não for solucionado, pertencerá também ao futuro. Recai sobre milhões de pessoas que tentam sobreviver, nas mais duras condições de vida e de trabalho.
Ao longo da história, as formas de exclusão social evoluíram, tanto no que respeita às suas características como na conceção que se tem delas, levando a que, em todo o mundo, as medidas e os programas interventivos se fossem modificando.
A exclusão não é um processo linear e, por isso é necessário, para a sua compreensão, analisar as suas causas e origens, ou seja, conhecer a história dos indivíduos, elemento fundamental para explicar a exclusão a que o indivíduo, família, grupo ou território, foram submetidos.